quarta-feira, 2 de março de 2011

Em programa na TV, Dilma foca em mulher para combate à pobreza

DEU NO SITE MSN NOTÍCIAS

BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff, em uma aparição mais informal no programa Mais Você desta terça-feira, da TV Globo, voltou a valorizar a ascensão das mulheres na sociedade e defendeu que o foco para a erradicação da pobreza esteja centrado nas mães e crianças brasileiras.
No programa que abre uma série de homenagens pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março), Dilma destacou que sua promessa de campanha e lema de governo de erradicar a pobreza têm as mulheres como principal alvo, já que o número de famílias chefiadas pela mãe é maior nas classes de renda mais baixa.
'Eu tenho certeza que uma política de erradicação da pobreza tem de ser focada nas mulher e na criança', afirmou a presidente, citando os programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida como projetos do governo que privilegiam isso.
Dilma explicou que no caso do Bolsa Família, são as mulheres quem recebem o benefício. A presidente anunciou que irá reajustar a parcela do benefício que é contabilizada a partir do número de filhos.
'Vamos privilegiar cada vez mais a mulher pela quantidade de filhos que tem', disse à apresentadora Ana Maria Braga.
Dilma também afirmou que o governo vai exigir que as mulheres tenham a titularidade das casas construídas a partir do programa de habitação Minha Casa, Minha Vida.
A participação da presidente no programa de TV foi gravada na segunda-feira, dia em o governo detalhou o corte de 50 bilhões de reais no Orçamento. Esse corte reduziu em 5 bilhões de reais os recursos previstos para o Minha Casa, Minha Vida 2 este ano.
Enquanto preparava uma omelete no programa, Dilma afirmou: 'O nosso objetivo é fazer com que a economia continue crescendo de forma estável sem inflação.'
'PRESIDENTA'
Dilma defendeu que as cidadãs ocupem os mais variados postos no mercado de trabalho, inclusive os de chefia. E explicou que só não nomeou mais mulheres para compor seu ministério porque teve de respeitar as indicações dos partidos que compõem sua coalizão de governo.
Também justificou por que escolheu ser chamada de presidenta e não presidente. As duas formas estão gramaticalmente corretas.
'Entre presidente e presidenta, eu acho que a primeira mulher tem obrigação de ser presidenta', disse Dilma. 'Eu cheguei a presidenta porque uma porção de mulheres saiu de suas casas e foi trabalhar... Eu devo isso a todas as mulheres, ser presidenta.'
A presidente tomou café com a apresentadora, falou sobre sua trajetória de vida e ouviu comentários de amigos e cidadãos comuns, além de se aventurar a cozinhar no programa de culinária.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário