terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Machismo, uma piada velha

Está na hora de queimar novos sutiãs – e de rir de quem não achar graça disso

Os machistas que me perdoem, mas feminismo é essencial. Não que uma coisa se oponha à outra. O machismo é aquele que acredita que a mulher é inferior ao homem, ocupa uma posição de submissão só por ser mulher e tem talento para algumas coisas específicas, como cuidar da casa e dos filhos. Já o feminismo trata de ser menos unilateral. Ele defende que homens e mulheres são iguais e, basicamente, deseja que elas possam viver suas vidas da maneira que acharem melhor, uma vez que lhe sejam oferecidas as mesmas oportunidades que eles têm.


Uma rápida busca no Google com as palavras “machismo” e “América Latina” resulta em um punhado de links em inglês associando esse fenômeno e a cultura do “macho” (escrito em espanhol mesmo) exclusivamente à nossa região e à nossa cultura. Ou, no melhor dos casos, trazendo um alerta curioso, do tipo “machismo já não é apenas um mal latino-americano”. 

E de fato não o é, talvez para a surpresa de alguns. Machismo equivale a falta de informação e de respeito, o que no fim das contas equivale a pobreza e falta de educação. Infelizmente, ainda nos tempos de hoje, tudo isso faz parte da realidade da América Latina, ainda que sejam frequentes, nos últimos anos, os esforços para mudar. 

O machismo que sustenta nossa sociedade patriarcal recebe diferentes adubos e goles de água para seguir crescendo. Quero falar de dois desses estímulos de manutenção e crescimento, muito poderosos, mas que não raro passam reto aos nossos olhos, ocupados com questões “maiores” e manchetes de jornal.


O primeiro deles: a criação de meninos e meninas com base a uma dicotomia de cores – azul e rosa – que, no fim das contas, representa muito mais do que escolhas de guarda-roupa e decoração. Sabemos que é antiga e passada de moda a associação de crianças a cores específicas e, inclusive, algo que não mereceria atenção se não resultasse em uma cadeia de associações que terminam criando homens e mulheres com a mentalidade de que eles são defensores natos, fortes, líderes, e elas, frágeis, lindas, indefesas. 


O Equador sacou o perigo desse hábito aparentemente banal e incluiu um spot de vídeo sobre essa história em sua campanha “Reacciona Equador, el machismo es violência”, lançada em 2010. Em imagens, o vídeo traduz o ciclo: quarto rosa ou azul, bebê ou arma de brinquedo pra presente, menina se maquiando no espelho ou menino experimentando luvas de boxe, ela com o olho roxo, ele batendo, e ambos, quando adultos, colocando pra fora o que internalizaram ao longo de suas vidas.

O segundo adubo de que quero falar é o humor. Sabe-se que poucos recursos são mais eficientes do que ele para educar, porque só a risada faz a curva quando os obstáculos de entendimento parecem intransponíveis. No Brasil, há alguns anos assistimos praticamente calados a um boom de comediantes que, com seus pobres shows de stand up, fazem as piadas erradas, corroborando visões machistas, sexistas, racistas e outros “istas” da nossa sociedade.

Sobre o tema, circula na internet há algum tempo o documentário O riso dos outros, do jovem cineasta Pedro Arantes. Hit viral, o filme discute os limites do humor através de entrevistas com comediantes como Rafinha Bastos e Danilo Gentili, de um “lado”, e, de “outro”, personalidades ligadas de alguma maneira ao humor, como o escritor Antonio Prata e o cartunista Laerte Coutinho, além de ativistas como o deputado Jean Willys e Lola Aronovich.

Coloco um lado e o outro, porque de fato o humor, sendo a ferramenta poderosa que é – jamais ingênuo, por sinal –, também é uma questão de ocupar posições. Para dizimar o machismo em uma sociedade, de fato é preciso ir muito além de piadas como a de Rafinha sobre estupro, para citar um único e contundente exemplo. A ideia está contida em O riso dos outros, que elogio não só pelo conteúdo pertinente, mas por sua maneira respeitosa de olhar a questão e, sobretudo, de enxergar as pessoas. Claro que o filme toma posturas, afinal essa verdade está na base de tudo, humor incluído.

Seja como for, o machismo é um mal que se aprende. Por cores, brincadeiras e risadas. Está na hora de queimar novos sutiãs – e de rir de quem não achar graça disso.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Não a tentativa de golpe na Venezuela!



Para o Comitê Estadual da Refundação Comunista no Pará, as recentes proposições adotadas pelos segmentos direitistas e pró-imperialistas, derrotados nas últimas eleições na Venezuela, contra a posse do Presidente Hugo Chavez, marcadas para o dia de hoje, tem o nítido caráter de um golpe de Estado da extrema direita. O Presidente foi reeleito democraticamente e seu novo mandato só se encerra em 2019.

O pretexto para a tentativa de golpe é a ausência do Presidente Chavez do país, por motivo de tratamento de saúde, e sua impossibilidade de assumir formalmente o novo mandato no dia de hoje, o que já foi refutado pela Suprema Corte, por unanimidade, no dia de ontem. As forças reacionárias que tramam contra a vontade majoritária da população são as mesmas que sustentaram ditaduras ao longo de décadas. 

Os golpistas são membros das oligarquias latifundiárias – que desprezam a vontade popular, conspiraram para derrubar Chavez em 2002 e tentam impedir os êxitos conquistados pela Revolução Bolivariana, enfim, são setores historicamente antidemocráticos, direitistas e aliados ao imperialismo, em particular ao estadunidense. 

Sendo assim, para a Refundação Comunista no Pará, a tentativa de golpe de estado não é um fato que se restrinja às fronteiras venezuelanas. Trata-se de uma ação que visa manter e reforçar a dominação imperialista no Continente. Para tanto, conta, com respaldo direto do imperialismo americano. Para a Refundação Comunista, é preciso denunciar a tentativa de golpe e lutar para derrotá-lo e impedir qualquer retrocesso político e social – dentro e fora da Venezuela.

Para nós, a melhor forma de barrar o conservadorismo é realizar e aprofundar reformas que interessem as grandes maiorias nacionais. Para tanto, é urgente construir a unidade dos segmentos comprometidos com os trabalhadores e o povo, com a soberania e os interesses nacionais, com avanços e progressos sociais e com os direitos e as liberdades democráticas. Só com a mobilização e organização popular será possível sustentar governos que queiram impulsionar processos de transformação social, por mais moderados que sejam. Assim, unidos, será possível derrotar a reação e construir, a partir de cada país, a Pátria Grande de que nos falou Bolívar.



Diante deste quadro, a Refundação Comunista no Pará:


· rechaça as manobras golpistas, adotadas pelos setores reacionários da Venezuela, e a tentativa de interromper um processo legítimo, de avanços que consolide amplas reformas no País;

· manifesta sua solidariedade, e o seu apoio, ao Presidente e ao povo venezuelano;

· uni-se às vozes antigolpe e convoca as organizações democráticas, progressistas e populares – do Brasil e do Continente – a rechaçarem a tentativa golpe de estado e lutarem para garantir que o presidente Hugo Chavez assuma e cumpra integralmente seu mandato;

. coloca-se junto à resistência e nas lutas em defesa de melhores condições de vida para os irmãos venezuelanos, inclusive no seu direito inalienável de defender, de todas as formas, as conquistas da Revolução Bolivariana;

· conclama os governos democráticos do Continente a tomarem medidas que garantam a posse e o mandato de Hugo Chavez e sua luta em defesa das liberdades democráticas e das transformações sociais;


· põe-se à disposição do povo venezuelano, e de seu legítimo presidente, para colaborar, no que julgarem necessário, na sua justa luta.

Belém do Pará – 10 de Janeiro de 2013.
Comitê Estadual da Refundação Comunista – RC/Pará.

FONTE: E-Mail recebido dia: 24 de Janeiro de 2013 às 9h09 
Luis Daniel

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

NOMES DOS SECRETARIOS DE ANANINDEUA


Segundo o #blogRaizesdoAnanin, o time de secretários do município de Ananindeua já está formado e pronto para o trabalho, que não será pouco. No quase um mês de gestão do então novo prefeito eleito; a população deste município ainda não conhece os responsáveis pelas pastas (secretarias), causando apostas nos bastidores e vários comentários no jogo de poder.


De acordo com o blog citado, o prefeito já esta com a lista dos futuros secretários; uns já velhos conhecidos da politica ananin, tendo participado da gestão anterior do prefeito, outros vindo de acordos partidários.


LISTA DOS SECRETÁRIOS E SEUS CURRICULUM'S 

Secretaria Municipal de SaúdeDr. Marco Antonio Luz e Silva, de 60 anos, é médico ortopedista com formação e experiência em Administração Hospitalar, Medicina Desportiva, Gestão em Saúde e Auditoria. Primeira vez como secretário da pasta, mas já assessorou secretários nas gestões anteriores de Manoel Pioneiro. Tem 30 anos de serviço público. Foi diretor geral do Hospital do Pronto Socorro Mário Pinotti, em Belém, e ainda diretor do Hospital da Polícia Militar.


Secretaria Municipal de EducaçãoCláudia do Socorro Silva de Melo, 42 anos – graduada em Pedagogia/Supervisão Escolar, com especialização em Gestão Escolar. Professora Cláudia é ananindeuense. Concursada da Seduc há 5 anos, trabalha na educação há 20. Foi diretora de uma escola estadual no bairro do Aurá.



Secretaria Municipal de Assistência SocialLenice Silva Antunes, 51 anos, é pedagoga e funcionária pública. Vai exercer pela terceira vez a Secretaria de Assistência Social em Ananindeua. Tem como prioridade o trabalho intensivo com as comunidades carentes com o olhar das necessidades e não do assistencialismo. À frente da Semcat, pretende fazer algo para mudar a realidade da população, de acordo com as políticas públicas federal, estadual e municipal.



Secretaria Municipal de Meio Ambiente – O ananindeuense Rui Begot da Rocha, 43 anos, é administrador e contador. Assume pela segunda vez a pasta.



Secretaria Municipal de Administração – O advogado Victor Orengel Dias, 26 anos é pós graduando em Direito Tributário e Ambiental. Já atuou na consultoria jurídica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).


Secretaria Municipal de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFrancildo Nobre, 64 anos, é membro da Associação Comercial e Industrial de Ananindeua (ACIA). É engenheiro civil que sempre atuou na área comercial. Há 50 anos está no segmento de bebidas.

Procuradoria GeralSebastião Piani Godinho, é advogado e assume pela segunda vez a Procuradoria Geral do Município. Já foi procurador geral da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Chefia de GabineteCarlos Amílcar de Sales Pereira, 48 anos, é administrador, advogado e economista. É pós graduado em Administração e possui mestrado em Recursos Humanos. Já foi secretário municipal de Administração nas gestões de Manoel Pioneiro (1997 A 2003) e ainda na Prefeitura de Benevides. Exerceu na Prefeitura de Belém a presidência da Fundação Cultural do Município (Fumbel). Foi ainda diretor administrativo e financeiro na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH).

Secretaria Municipal de PlanejamentoAna Azevedo, 61 anos, é economista com especialização em Análise e Elaboração de Projetos pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi presidente da Fundação de Terminais Rodoviários do Estado do Pará (FTERPA), coordenadora do Fundo Estadual de Saúde durante cinco anos e secretária adjunta da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF).

Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer - Alexandre Cesar Santos Gomes, 35 anos, é pedagogo com pós graduação em Gestao Pública. Foi diretor de Cidadania e Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça e Diretos Humanos (SEJUDH).

     

FONTE:

Felipe Ericeira

       raizesdoananin.blogspot.com.br

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Taxar os Ricos (um conto de fadas animado)

Uma proposta que cria o imposto sobre as grandes fortunas está para ir ao plenário da Câmara dos Deputados. Quando é que os jovens pseudopolitizados que foram às ruas contra a corrupção vão se interessar pelo assunto? E será que a mídia incentivaria e daria a mesma atenção a uma marcha em favor do imposto sobre as grandes fortunas? Duvido. Até porque os donos das empresas de comunicação não são exatamente uns pés-rapados.


O que está acontecendo na Europa e nos Estados Unidos deveria servir de exemplo para o Brasil. É óbvio que os ricos precisam dar uma contribuição maior. Não é possível que continuem a ganhar cada vez mais dinheiro apesar das crises econômicas –e até por causa delas. Veja este filme: em pouco mais de 7 minutos, você vai entender por que o imposto sobre as grandes fortunas tem que ser aprovado. É uma bela bandeira.


FONTE: http://www.socialistamorena.com.br/


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Três entrevistas com José "Pepe" Mujica

Por EMILIAMMM


Três entrevistas com o Presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, realizadas em 2013 e 2012, em que fala tanto da América Latina, do Mercosul, da China, do consumismo contemporâneo, da ecologia, da prevalência do mercado, do conflito em Gaza, mas também do amor à vida, do temor da morte, da liberdade, dos estóicos, do amor, da solidão, da relação com sua esposa, a senadora Lucía Topolansky.

Veja os vídeos:



FONTE: luisnassif
http://www.advivo.com.br

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Simplicidade de um velho comunista; José Mujica, presidente do Uruguai

Conhecido pela sua humildade, José Mujica, presidente do Uruguai, virou sensação na internet após um fã registrar uma foto onde o político aparece ao lado de sua mulher, Lucia Topolansky, tomando café na cidade de Carmelo. Vestido com roupas simples e com sua tradicional simpatia, Mujica posou para Oscar Cassini, que compartilhou a imagem em seu perfil no Facebook.

Na postagem, o fã vinculou a imagem à seguinte mensagem. “Devemos ser o único país do mundo onde o presidente sai para comer com sua primeira-dama, sem guarda-costas e onde se canta o respeito oferecido por seu povo. Bendito Uruguai”, diz Cassini.

A foto foi compartilhada mais de oito mil vezes e recebeu cerca de 1.500 opções “curtir”. Além de seu trabalho à frente do governo uruguaio, Mujica destaca-se pelo seu modo de vida. Além de doar cerca de 90% do seu salário à instituições de caridade, seu patrimônio se resume a US$ 200 mil: sua fazenda, dois carros e três tratores.

FONTE: YahooNoticias\Brasil 
Créditos da foto: Oscar Cassini

sábado, 12 de janeiro de 2013

Nota da Embaixada da Venezuela sobre os comentários desastrosos de Arnaldo Jabor

Além de desrespeitar os venezuelanos, povo irmão do Brasil, e de proferir acusações sem base nos fatos reais, o comentário de Arnaldo Jabor nesta quinta-feira, 10 de janeiro, no Jornal da Globo, demonstra total desconhecimento sobre a realidade de nosso país.

Existe hoje na Venezuela, graças à decisão de um povoque escolheu ser soberano, um sistema político democrático participativo com amplo respaldo popular, comprovado pela alta participação da população toda vez que é convocada a votar em candidatos a governantes ou a decidir sobre temas importantes para o país. Desde que Hugo Chávez chegou ao poder, o governo já se submeteu a 16 processos democráticos de consulta popular - entre referendos, eleições ou plebiscitos. 

Não nos parece ignorante ou despolitizado um povo que opta por dar continuidade a um projeto político que diminuiu a pobreza extrema pela metade, erradicou o analfabetismo, democratizou o acesso aos meios de comunicação e que combina crescimento econômico com distribuição de renda. Esse povo consciente de seus direitos não se deixa manipular pelas mentiras veiculadas por um setor da mídia corporativa - essa que circula livremente também na Venezuela. 

Considerando o alto grau de organização e conscientização da população venezuelana, não são nada menos do que absurdas as acusações feitas por Jabor da existência de um aparato repressor contra o livre pensamento. Na Venezuela, civis e militares caminham juntos no objetivo de garantir a defesa, a segurança e o desenvolvimento da nação. É importante lembrar que se trata do mesmo comentarista que em 11 de abril de 2002, quando a Venezuela sofreu um golpe de Estado que sequestrou seu presidente durante 48 horas, saudou e comemorou este ato antidemocrático, durante comentário feito na mesma emissora, a Rede Globo. 

Embaixada da República Bolivariana da Venezuela 

FONTE: http://www.aldeiagaulesa.net/

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ANANINDEUA COMPLETA 69 ANOS: POUCO A COMEMORAR - NOTA DO PRESIDENTE DO PT MUNICIPAL JOSÉ OEIRAS

“ANANINDEUA COMPLETA 69 ANOS: POUCO A COMEMORAR”

Nesta quinta, dia 03, o município de Ananindeua completa 69 anos, aproveitando o momento com o inicio da gestão do Prefeito Manoel Pioneiro (PSDB) e dos 25 vereadores, o presidente do PT de Ananindeua, José Oeiras, manifesta posição sobre a situação da cidade e o comportamento do partido frente ao novo governo.
Ananindeua é a 2° cidade do Pará e a 3° da Amazônia, teve um crescimento desordenado por falta de planejamento urbano nos últimos 30 anos. Com uma população de 88.151 habitantes em 1991 salta para 471.744 em 2010. Nesse período, os problemas de infra estrutura básica pioraram: a cidade tem um grande déficit no sistema de abastecimento de água que está entorno de 36% da cobertura domiciliar, 1,5% de esgotamento sanitário, de cerca de 14% na cobertura de drenagem pluvial e um déficit qualitativo e quantitativo no setor de habitação, o que é gravíssimo para uma cidade de meio milhão de habitantes. Essa situação deveria ter sido superada se os governos que passaram priorizassem o saneamento básico como uma política pública estratégica para o município. A prova disso são as obras de saneamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, que não foram executadas pela Prefeitura, como por exemplo, o Projeto de Saneamento do Complexo do Rio Maguariaçu (que foi feito apenas 10% das obras) que corta a cidade, que se concluído, evitaria o alagamento de parte da cidade neste período de chuvas. O planejamento e ordenamento da cidade previsto na Lei do Plano Diretor (aprovado em 2006) deveriam ser regulamentados em Leis Complementares, mas nunca saíram do papel, está à espera da manifestação dos vereadores que apenas aprovaram algumas leis complementares por forças de exigências de captação de recursos estadual e federal por parte do município.
Portanto, Ananindeua precisa se enquadrar nos preceitos constitucionais como forma de garantir sua sustentabilidade de cidade de médio porte; preceitos estes contidos no Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001) como: a criação do Conselho da Cidade; de um sistema e de um fundo municipal de habitação de interesse social; de um marco regulatório de saneamento que é a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico (exigência da Política Nacional de Saneamento Básico - Lei 11.445/2007) que determinou que cada município resolva o problema do lixo até 2014; uma Regularização do setor de transportes e mobilidade que leve em consideração a integração do transporte metropolitano e acessibilidade da população como forma de superar os erros cometidos pela gestão que passou que manteve uma política patrimonialista para o setor; promover uma política de fortalecimento e de desenvolvimento do Distrito Industrial que historicamente tem passado por processo de ciclos de esvaziamento, em função de não ter tido um apoio regular de incentivo do Estado e ausência do poder público municipal; A gestão municipal precisa ouvir seus munícipes através dos espaços de controle social como conselhos, fóruns e outros mecanismos políticos da Democracia Participativa.
O PT oposição ao novo Governo – O Partido dos Trabalhadores por orientação nacional é oposição aos governos do PSDB. Entretanto, essa oposição em Ananindeua deverá ser de forma qualificada e responsável, com base nas cobranças das ações de uma administração que implementem política públicas sociais que supere o estado de abandono da cidade. O PT buscará junto à sociedade a defesa das políticas do Governo Federal que estão em curso no município com: as políticas de transferências de renda (Bolsa Família); na saúde com a manutenção e ampliação das UPAS; a conclusão das obras de saneamento e regularização fundiária do PAC; o Programa Minha Casa Minha Vida; na ampliação de oferta para educação básica e fundamental; na segurança publica. Cobrará uma revisão imediata do Estudo do Diagnóstico do Plano Diretor; a viabilidade de um plano de sistema viário; do funcionamento dos conselhos de controle social e, um plano estratégico de superação do déficit de cobertura de água, esgoto sanitário e drenagem pluvial do município.

José Oeiras
Presidente do PT de Ananindeua