quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

UFC - CONFIRMADO NO RIO DE JANEIRO 2011

Confirmado: UFC Rio será realizado em agosto de 2011

15 de Dezembro de 2010 15:19
Por Fernando Zanchetta, especial para o Yahoo! Brasil

Treze anos após a primeira passagem em território nacional, o Ultimate Fighting Championship, maior circuito de MMA do mundo, estará de volta ao Brasil, dia 27 de agosto de 2011. O anúncio oficial foi feito nesta quarta, em entrevista coletiva na cidade do Rio de Janeiro, que sediará o evento no HSBC Arena (capacidade para 18 mil pessoas). Os ingressos, ainda sem previsão de preços, começam a ser vendidos em maio.
Estavam presentes o prefeito carioca Eduardo Paes, além de Dana White, presidente do Ultimate, o executivo Lorenzo Fertitta e os lutadores brasileiros Anderson Silva (campeão dos médios), Maurício Shogun Rua (campeão dos meio-pesados), José Aldo Júnior (campeão dos penas), Royce Gracie (campeão de edições 1, 2 e 4) e Vitor Belfort (ex-campeão meio-pesado e pesado).
Após os agradecimentos de praxe, Paes salientou a importância de outro grande evento esportivo na rota brasileira, que se somará à disputa da Copa do Mundo (2014) e da Olimpíada na Cidade Maravilhosa (2016). "O Rio teve problemas no passado com o vale-tudo e confusões em evento do tipo. Mas as coisas mudaram. O profissionalismo aumentou e se transformou em um esporte reconhecido mundialmente. Confio no sucesso deste evento, que certamente fará parte da agenda em nossa cidade", afirmou o prefeito, que recebeu das mãos de White uma réplica do cinturão de campeão.
O chefão do UFC também salientou o impacto do evento no Rio de Janeiro, principalmente em aspectos econômicos. "Nossos eventos são capazes de girar capital em torno de US$ 15 a 50 milhões. A ideia é levar esse conceito para todos os lugares do mundo. E aqui (no Rio de Janeiro) será providencial".
O Ultimate tem atualmente 36 lutadores brasileiros contratados. Não foram revelados detalhes do card do evento, que provavelmente será definido cinco meses antes da competição. Mas existe grande probabilidade do vencedor de Anderson Silva x Vitor Belfort (que acontece em 5 de fevereiro, em Las Vegas-EUA), pelo título dos médios, fazer a luta principal do evento.
Silva e Belfort, inclusive, foram comedidos ao comentar o próximo desafio e chegaram a trocar elogios. "Ele é o melhor do mundo", disse Belfort. "Quando comecei no MMA, ele já era campeão. Será grande honra enfrentá-lo", respondeu Anderson.
O destaque ficou por conta do veterano Royce Gracie, 44 anos. Ao ser perguntado sobre a possibilidade inusitada de integrar a programação do UFC Rio e voltar à competição após cinco anos, se mostrou empolgado. "Podemos conversar sobre. Estou sempre na ativa, e pronto para qualquer coisa", avaliou.
    Não é de hoje que as chamadas brigas de galo vem preocupando as autoridades de todo o País, isso porque sua prática constitui crime de crueldade contra os animais previsto no artigo 32 da Lei nº 9605/98, cuja pena vai de 03 (três) meses a 01 (um) ano de detenção além do pagamento de multa. A pena sofre aumento se ocorre morte do animal. Além de constituir também contravenção penal de jogo de azar, prevista no artigo 50 do Decreto-lei nº 3688/41, com pena de prisão simples de 03 (três) meses a 01 (um) ano, além da multa e perda dos móveis e objetos decorativos do local. A Constituição Federal no artigo 225, § 1º, inciso VII, determina ao Poder Público a proteção da fauna e flora, vedando, na forma da lei, as praticas que submetam os animais à crueldade.
    Como é estranho o ser humano?
          

        Um comentário:

        1. Vai ser um evento muito bom pra quem é fã deste tipo de esporte. E pro Brasil que é celeiro de grandes lutadores aonde estão os melhores do mundo...

          ResponderExcluir