terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Alô STF! Violência política aumenta em Belém depois da posse de Jader Barbalho

Deu no blog AnanindeuaDebate e ParáDebate

Depois que o Supremo Tribunal Federal - STF (ministro Cezar Peluso) liberou a posse do político Jader Barbalho, aumentou a violência política em Belém. O Pará é um estado conhecido pela violência na área rural e após a assunção do governador Simão Jatene (PSDB) os assassinatos voltaram aos campos paraenses com a morte de algumas lideranças de trabalhadores rurais.


Recentemente em Belém houve dois casos de violência política que chamaram atenção: o primeiro na comemoração de partidários do senador Jader Barbalho, por sua volta ao Senado autorizada pelo STF, quando foi lançado um foguete na casa de Rômulo Maiorana, presidente do Sistema de Comunicação Liberal ORM/Globo, desafeto político e empresarial da família Barbalho; o outro foi o incêndio de um carro, no último dia 25 (O fato está sendo investigado pela polícia civil do Pará e, segundo a assessoria do deputado, trata-se de um atentado político), em frente ao escritório político do deputado Cláudio Puty (PT), também desafeto político do senador. Puty vem denunciando a interferência de Jader no processo de prévias do PT de Belém.
Uma guerra anunciada
Outro ponto que as autoridades de segurança devem ficar atentas é a eleição para prefeito de Ananindeua, que faz parte da região metropolitana de Belém. O município é comandado por Helder Barbalho (PMDB), filho do senador. Concorre à sua sucessão – e é considerado favorito - o presidente da Assembleia Legislativa (ALEPA), deputado Manuel Pioneiro (PSDB).
Ananindeua tem o terceiro maior orçamento municipal do Pará. Houve uma tentativa de acordo para que Pioneiro, ex-prefeito do município, não concorresse, deixando o botim nas mãos da família Barbalho. O mediador da tentativa era nada mais nada menos que o governador, aliado de Jader no estado, mas o acordão não saiu. Segundo uma fonte ligada ao presidente da ALEPA, a avaliação do próprio Pioneiro é que em todos os acordos ele era o único que sairia perdendo. Talvez isso tenha deixado o senador possesso.
A guerra começou:
A deputada Simone Morgado, primeira secretária da ALEPA, tida como de muita confiança de Jader, denunciou na semana passada um esquema de fraude na Assembleia, que é comandada por Pioneiro  (leia mais no blog da blogueira barbalhista Edilza Fontes). O Ministério Público do Estado já investiga desvios de recursos de administrações passadas da ALEPA nas gestões do PSDB e PMDB.
Se não forem tomadas as devidas medidas de segurança pelas autoridades competentes, a eleição em Ananindeua pode entrar para os noticiários nacionais como uma das mais violentas do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário