segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PREVIAS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES À PREFEITURA DE BELÉM


Deu no blog do Professor Henrique Branco


No próximo dia 09 começará os debates nos distritos administrativos de Belém (total de oito) entre os candidatos que concorrem às prévias do PT que decidirá quem será o candidato do partido ao Palácio Antônio Lemos.

O PT é o único partido político que em seu estatuto determina eleições internas para escolha de candidatos a cargos políticos e aos comandos internos da legenda. As prévias são instrumentos democráticos que visam decidir através dos votos dos filiados (para votar tem que estar com as suas obrigações partidárias em dia) escolhem o futuro político do partido.

Recentemente dentro do partido e por conta de seu 4º Congresso, debateu-se muito sobre as prévias. Seriam saudáveis? Ou estariam fomentando grandes rachas internos? Deveriam ser aplicadas em todos os processos eleitorais ou só em alguns? Torna o partido melhor, mais democrático? Ou são instrumentos de controle por parte de lideranças?

A complexidade do PT não nos permite responder aos questionamentos com respostas simples, desprovidas de estudos. Requer análise profunda e particularização de situações. No caso de Belém as pré-candidaturas petistas estão configuradas da seguinte maneira: o professor e vereador Alfredo Costa pela tendência Unidade na Luta, o deputado federal Cláudio Puty (Democracia Socialista), Carlos Bordalo (AS – Articulação Socialista), Paulo Gaya, o professor Fábio Pessoa e o delegado João Moraes.

Gaya mantém candidatura independente, Fábio apresenta com representante da AE (Articulação de Esquerda), grupo pequeno e Moraes criou grupo recentemente, igualmente pequeno com o ex-deputado Mário Cardoso (recém saído da Unidade da Luta). O PT pra Valer, sob liderança do deputado estadual Valdir Ganzer, resolveu abdicar de lançar candidatura e apóia a Unidade na Luta de Alfredo Costa.

Serão oito debates até a eleição de escolha do representante petista na disputa pela Prefeitura de Belém, que promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. O acerto na indicação do candidato é um começo ao PT que pretende retornar ao Antônio Lemos depois de quase uma década.

Abaixo os locais de debates nas prévias do partido:

DAMOS: 09/01 (Segunda-feira)
Local: Escola Honorato Filgueira. Rua Siqueira Mendes, esquina da 6ª rua. Bairro do Maracajá. Horário: 18h.
Contato: Leirson Azevedo - 8711-3832. Email: leyhistoria@yahoo.com.br

DAENT: 10/01 (Terça-feira)
Local: Arco (Associação Recreativa dos Correios). Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, ao lado do Conjunto Costa e Silva. Bairro do Souza/Marambaia. Horário: 18h. Contato: Joel Santos - 8714-4451. Email: joelmops@yahoo.com.br

DAGUA: 12/01 (Quinta-feira)
Local: Palácio dos Bares. Endereço: Praça Princesa Izabel. Bairro da Condor.
Horário: 18h.
Contato: Nacor Abraão - 8818-1703. / 9195-2956. Email: nacorsilva@yahoo.com.br

DAICO: 13/01 (Sexta-feira)
Local: Igreja Nossa Senhora de Fátima Endereço: Rua 08 de maio, s/n. Bairro Icoaraci.
Horário: 18h.
Contato: Luiza Tomaz. 8880-5782 Email: ltomaz3@yahoo.com.br

DABEN: 14/01 (Sábado)
Local: Casa de Show Paraíso Tropical. Endereço: Rua Ajax de Oliveira, próximo à farmacia Big Ben. Bairro do Benguí.
Horário: 18h.
Contato: Domingas - 9605-4114. Email: mdomingasdepaula@yahoo.com.br

DAOUT: 15/01 (Domingo)
Local: Bar da Boa. Endereço: Av. BL10. nº 499. Esquina com a rua Santa Luzia. Bairro da Brasília. Horário: 09h.
Contato: Edir Santos - 8830-3961. Email: edipt@bol.com.br

DASAC: 16/01(Segunda-feira)
Local: Casa de shows A Pororoca. Endereço: Av. Senador Lemos, próximo ao IT Center. Bairro da Sacramenta
Horário: 18h.
Contato: Raimundo Nonato - 9941-2880 Email: diretorgoncalves@yahoo.com.br

DABEL:19/01 (Quinta-feira)
Local: Auditório João Batista da ALEPA (Assembléia Legislativa do Pará). Endereço: Rua do Aveiro, em frente à praça Dom Pedro II. Bairro da Cidade Velha.
Horário: 18h.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário