quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SÓ POR TI BELÉM!!!

SANTA MARIA DE BELÉM DO GRÃO PARÁ

                        
Por Luciano Seki
BELÉM, BELÉM COMO TE QUERO BEM...
Oh! Santa Maria de Belém do grão Pará o teu sabor não é igual em nenhum outro lugar, tuas comidas típicas e teus frutos são exóticos e afrodisíacos que encantam o paladar.
Teus palacetes, casarões e ruelas travestidas de trajes clássicos que imitam a arquitetura dos franceses, holandeses e portugueses herdados pelos desbravadores que aqui ficaram.
A cidade velha o manancial da minha capital morena com os lábios da cor do açaí, deixando traços, rabisco e compassos. As tuas praças com anfiteatro e coretos; hei sempre de lembrar a minha infância onde corria por lá; as belezas das caboclas, mulatas, mamelucas e cafuzas que nos deixam confusos.
Os jardins e avenidas forjados no coração da floresta que enfeitiçam os olhos mais atentos, os metais preciosos que exaltam o esplendor da natureza e encantam com o brilho que reluz, ofuscando a Veneza Amazônica roubada de nós.
Minha Belém erguida as margem do rio guamá, descendentes dos tupinambás, guerreiros, antropófagos, imaculados, mas presentes na luta e na sede de justiça.
Belém em grão em grão se formaste, criaste seu próprio povo, tua cultura e fincaste suas raízes, eras tu santa Maria que gritaste quando o teu filho caia na batalha de todo dia, que choraste quando o último cabano tombou.
Belém Santa, das Maria, das Graças, das Ana, dos Antônio, dos Jesus, dos José. Belém das lavadeiras, das empregadas, dos pedreiros, dos carpinteiros, Belém de pessoas simples com o rosto suado da labuta, dos curumins que brincam nas suas ocas e que trabalham por uns trocados.
Belém grandiosa, do mercado de ferro, do ver-o-peso, do forte do castelo, do São José liberto, Belém das garças, do teatro da paz,  Belém Metrópole da Amazônia, de mosqueiro, de cutijuba e outeiro. Belém da insônia, dos bares, do carnaval, do candomblé, das festas juninas, dos arraiais.
Belém das mangueiras, da chuva das três, do círio de Nazaré, Belém de todos nós... Ah! Belém como te quero bem.
Santa Maria rogai por nós, protetora dos belenenses!!!

Um comentário:

  1. terminei algumas postagens e em uma delas falando sobre os problemas de belem, comentei sobre o seu blog compa... abraços.

    ResponderExcluir