terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os grandes feitos da revolução cultural.


A revolução cultural chinesa foi o avanço mais rápido á sociedade comunista,ao suprimir quase que com totalidade as manifestações de capitalismo existentes na china pós-revolucionária.
A grande revolução cultural proletária,nome oficial da revolução cultural começou oficialmente em 1966 e durou até 1976 quando o coração do grande timoneiro Mao Tsé Tung parou de bater.

A revolução cultural guiava-se pela destruição dos 4 velhos(velhas idéias,velhos costumes,velha cultura e velhos hábitos) pela guarda vermelha.Os guardas vermelhos eram estudantes que faziam parte de uma milícia guiada pelo Partido Comunista Chinês.Os guardas vermelhos seguiam a risca o revolucionário livro vermelho,que continha citações do grande timoneiro.



Alguns feitos da revolução cultural:
> A cultura foi revolucionada, e passou a seguir os interesses do povo.
> Pessoas que dirigiam a nação para o capitalismo receberam o que mereciam em sessões humilhantes.
> Burgueses,traidores e capitalistas dento do partido foram expulsos
> Ocorreu a reabilitação em massa de pessoas que erraram,limpando o partido de erros

Infelizmente,Deng Xiaoping e outros revisionistas não foram suficientemente reabilitados,e todos aqueles anos de luta foram estragados em menos de 1 minuto após as reformas capitalistas de Deng.
Mesmo assim, aprendemos muito com a Grande Revolução Cultural Proletária,o maior avanço para o comunismo,e um exemplo a ser seguido.

Um comentário:

  1. Revolução SIM !!!! Mas destrui, queimar o passado é um tremendo absurdo (coisa contrária a razão) !!! Toda a produção humana tem o seu valor até mesmo os disparates da Revolução Cultural na China.
    Marx disse que o capitalismo é algo fascinante, porém, compriu o seu papel, não dá pra negar sua importância pra humanidade.

    ResponderExcluir