sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

'Argentinos matarei, bolivianos fuzilarei', cantam chilenos em vídeo

SYLVIA COLOMBO
DE BUENOS AIRES

Um vídeo que mostra integrantes da Marinha chilena cantando uma canção xenófoba ganhou repercussão na internet e causou um mal-estar entre o Chile e alguns países do continente.

"Argentinos matarei, bolivianos fuzilarei, peruanos degolarei", cantam os marinheiros enquanto correm numa praia de Valparaíso. O vídeo foi captado por um transeunte e colocado no YouTube.

A Bolívia foi o país que respondeu de forma mais enfática. O governo de Evo Morales soltou um comunicado em que diz que "o Chile gera controvérsias na região sem justificativa nenhuma".

O Chile tem questões pendentes com o Peru e com a Bolívia. Com relação ao primeiro, tem uma causa sendo julgada no Tribunal de Haia, que diz respeito a limites marinhos. Já os bolivianos pedem, historicamente, uma saída ao mar por meio do território chileno.

Os governos argentino e peruano não protestaram publicamente contra o vídeo. Já o governo chileno qualificou de "vergonhoso" o episódio.


Os 27 militares foram identificados e sanções devem ser definidas nos próximos 20 dias.

A oposição aproveitou a ocasião para atacar o governo Piñera. O deputado socialista, Hugo Gutiérrez, integrante da Comissão de Direitos Humanos, disse "é um cântico aberrante e dá conta de uma dupla moral do Estado chileno, que por uma parte predica caminhos de entendimento nos foros internacionais e no tribunal de La Haya, enquanto que por outro lado há funcionários da Marinha cantando para matar argentinos e degolar bolivianos".

Não é a primeira vez que algo assim acontece. Em 2008, o vídeo de um comandante do Exército peruano, Edwyn Donayre, desatou a ira dos chilenos. Donayre dizia a seus soldados para devolver em "caixões" e em "sacos plásticos" os chilenos que cruzassem a fronteira. O então presidente Alan García se desculpou com Michele Bachelet.

FONTE: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário