domingo, 21 de abril de 2013

Petição pública nos EUA pede recontagem de votos na Venezuela

Mais de 120 mil pessoas assinaram documento em site oficial do governo pedindo que vitória de Maduro seja revista


Cerca de 120 mil norte-americanos assinaram uma petição pública no site oficial da Casa Branca solicitando que os votos da eleição presidencial da Venezuela realizada no último domingo (14/04) sejam recontados. O objetivo inicial de assinaturas, 100 mil, já foi ultrapassado.

Segundo o documento - aberto às assinaturas desde a última segunda-feira (15/04) - não existe nenhuma razão para o governo venezuelano se recuse a recontar os votos a partir do momento em que "grande parte da população" exige isso.

A petição criada por um morador da Flórida pede que a administração de Barack Obama não aceite o resultado oficial anunciado pelo CNE ( Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela, que proclamou Nicolás Maduro como vencedor da eleição. 

“Os eventos que ocorreram em 14 de abril na Venezuela são alarmantes. São mais de três mil documentos de irregularidades na eleição. Exigimos que o governo dos EUA se recuse a reconhecer a legitimidade de qualquer governo que não tenha honrado o processo democrático”, afirma o documento.


O site de petições da Casa Branca afirma em sua página inicial que o espaço existe “para dar a todos os norte-americanos a chance de se engajar com o governo sobre questões de interesse público”. Todos os nomes que assinam documentos são guardados sob sigilo.

Seguindo a linha de pensamento da petição, o secretario de Estado norte-americano, John Kerry, confirmou nesta quarta-feira (17/04) que os EUA não vão reconhecer Nicolás Maduro como presidente. “Deve haver uma recontagem de votos. Precisamos de explicações sérias sobre os acontecimentos na Venezuela”, afirmou John Kerry em uma audiência de relações exteriores no Congresso dos EUA.

Em janeiro desse ano, um episódio envolvendo petições públicas no mesmo site ganhou notoriedade. Cerca de 30 mil pessoas solicitaram ao governo dos EUA que fossem investidos 850 quatrilhões de dólares na construção de uma estação espacial inspirada na saga Guerra nas Estrelas de George Lucas.

Em outra oportunidade, milhares de pessoas pediram que o Estado Texas fosse reconhecido como um novo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário