quinta-feira, 7 de março de 2013

Mulheres do MST acampam em Brasília

Acampamento nacional é por tempo indeterminado

Cerca de 700 mulheres camponesas montaram um acampamento Sem Terra em Brasília (DF), ao lado do prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A ação iniciada nessa terça (5), faz parte da Jornada de Lutas das Mulheres da Via Campesina, que ocorre anualmente no mês de março como forma de pressionar o governo federal para realização da reforma agrária.

Objetivo

Segundo Rosana Fernandes, da coordenação nacional do MST, “o objetivo principal do acampamento é pressionar o governo para que assente as 150 mil famílias acampadas no país”. Como alternativa ao agronegócio, a jornada defende o modelo de agricultura baseado na produção agroecológica e na defesa da nossa soberania alimentar.

O atual momento político bloqueia a realização da reforma agrária, que é a chave para a porta do desenvolvimento de uma agricultura saudável e agroecológica. Atualmente 30% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são impróprios para o consumo devido à contaminação por agrotóxicos, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Diálogo com a Sociedade

A produção de alimentos saudáveis e a soberania alimentar são uma das pautas defendidas pelas camponesas, que pretendem extender o diálogo sobre essas questões a toda sociedade. “Esta é uma pauta que pretendemos manter presente em nossa jornada de luta. Além da pressão e negociação com o governo, queremos aproveitar a realização do acampamento nacional para dialogar com a sociedade. Mostrar a ela que defendemos o modelo de agricultura agroecológica e por quê o defendemos. Queremos também fazer um processo de formação com a militância que estará permanentemente neste acampamento”, diz a coordenadora nacional do MST.

FONTE: CAROS AMIGOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário