quarta-feira, 7 de novembro de 2012

FARC e governo colombiano retomam diálogo de paz em Havana

Negociações entre as partes devem ocorrer até outubro de 2013, seis meses mais tarde que o prazo inicial


Agência Efe
Representantes das FARC chegaram a Cuba na segunda, mas a reunião preparatória teve início apenas nesta quarta

O governo colombiano e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) iniciaram nesta quarta-feira (07/11), em Havana, uma reunião técnica de preparação para a próxima etapa das negociações de paz, que ocorrerá na próxima semana na capital cubana.

O encontro, que deve durar até amanhã e acontece três semanas após as conversações de Oslo, terá o objetivo de definir “as normas de funcionamento da mesa de diálogo” e contará com quatro representantes do presidente Juan Manuel Santos e dois das FARC.

O começo da reunião preparatória estava prevista para terça-feira (06/11), o que não ocorreu. Os motivos para o adiamento, no entanto, não foram divulgados.

De acordo com o jornal El Espectador, a guerrilha pretende discutir já nesta semana como será a participação da população colombiana no processo de paz.

Agência Efe
O principal porta-voz das FARC, Iván Márquez, ao lado da holandesa Tanja Nijmeijer

“Queremos que toda a Colômbia se converta em uma grande mesa de discussão”, afirmou Ivan Márquez, um dos porta-vozes das FARC, que chegou a Havana nesta segunda-feira (05/11), acompanhado da holandesa Tanja Nijmeijer, que também participará do processo de paz.

Novo prazo para o diálogo

Desde o início das negociações, Santos não fez qualquer concessão às FARC, que havia argumentado em favor de um cessar-fogo entre as partes durante o diálogo. Além de não aceitar a proposta, o governo anunciou que vai dobrar as operações contra a guerrilha. 

Nesta semana, porém, o presidente colombiano sinalizou que deve aceitar um adiamento do prazo final para a formalização de um acordo de paz. Segundo o El Espectador, fontes próximas a Santos garantiram que ele passará a data-limite do fim das negociações de março para outubro de 2013.

FONTE: OperaMundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário