domingo, 9 de dezembro de 2012

D. Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia foi obrigado a deixar sua residência devido a ameaças

D. Pedro Casaldáliga durante entrevista exclusiva ao QTMD? Foto: Ana Helena Tavares

O QTMD? recebeu ontem, sábado, 08/12, por volta das 18:30, através de um leitor brasileiro que mora na Catalunha, a notícia de que D. Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, entrevistado pelo QTMD? em setembro, se encontra agora em local desconhecido, a mais de mil quilômetros de casa, onde está sob a tutela da Polícia Federal.

O bispo foi obrigado a deixar sua residência devido a ameaças que vem sofrendo de invasores de terras indígenas.

Uma história antiga que, em pleno fim de 2012, provoca esta situação humilhante para um bispo que dedicou sua vida às nobres lutas.

Quem o conheceu pessoalmente, quem viu o brilho em seu olhar e apertou suas mãos, sabe que qualquer mal que o façam é um atentado à humanidade, um ataque aos que acreditam na solidariedade.
Num momento em que o Brasil está de luto pela morte de um comunista que, apesar de ateu, comungava dos ideais defendidos pelo bispo do Araguaia, essa situação deveria envergonhar a todos.
Mas nossa imprensa não tem olhos para isso. Ontem, o QTMD? foi o 1º site a publicar a notícia em português, traduzida pelo nosso leitor diretamente de onde ele a leu em catalão.
Até o presente momento a mídia brasileira ainda não a repercutiu como deveria.
Ser obrigado, aos 84 anos e fragilizado pelo Parkinson, a se colocar como fugitivo era tudo o que D. Pedro não merecia. D. Pedro merecia o Nobel da Paz.

--------------- // ---------------
 E-mail recebido dia 09.12.2012 às 9h de Ana Helena Tavares
Uma eterna aprendiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário